Dúvidas? contato@orthosports.com.br

Notícias

Engenheiros criam sistema que controla cadeira de rodas com pensamento

Engenheiros do instituto de tecnologia École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, começaram a desenvolver um sistema de inteligência artificial que permitirá ao usuário de uma cadeira de rodas motorizada controlar sua movimentação apenas com o pensamento.
Os testes estão sendo realizados no Centro de Neuroprostética do instituto. A cadeira ainda se movimenta lentamente, mas já responde a comandos cerebrais para virar à direita, esquerda, e seguir em frente.

O sistema funciona por meio de um capacete de eletroencelafalografia (EEG), que grava padrões cerebrais do usuário e repassa a informação para um computador, que transmite os comandos para a cadeira. Ela, por sua vez, tem duas câmeras pequenas, uma de cada lado, com um software processador de imagem para ajudar a driblar obstáculos.
>> Primeira versão do PlayStation completa 15 anos
>> Site identifica animais em mapa do metrô de Londres

"Quando eu quero virar à esquerda, eu me imagino virando movimentando minha mão esquerda", diz Michelle Tavella, assistente do laboratório, ao site do instituto. "E isso é muito natural e rápido. É possível enviar um comando em um segundo", afirma. Ele gastou algumas horas para seu cérebro se adaptar ao sistema, que também se adapta às particularidades cerebrais que está controlando a máquina.

Os pesquisadores desejam aprimorar a segurança e precisão do sistema de inteligência artificial para ele distinguir diferentes tipos de objetos, como pessoas, móveis e portas. Veja o sistema em ação no vídeo abaixo, em inglês

Ortho Sports (62) 3283-4042